Croquis: como fazer

25 jan

 

aviso: eu perdi as fotos que ilustravam este post, mas nos links contem informações relevantes, qualquer dúvida mandem e-mail para marcia.irala@gmail.com

 

 

Definição:

Um croquis (palavra francesa eventualmente aportuguesada como croqui ou traduzida como esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um desenho rápido, feito com o objetivo de discutir ou expressar graficamente uma idéia plástica, bastante caracterizado pelo gesto de seu autor em atacar o papel com o instrumento de traçado.

Um croquis, portanto, não exige grande precisão, refinamento gráfico ou mesmo cuidados com sua preservação, diferente de desenhos finalizados. Costuma ser realizado em intervalos de tempo relativamente curtos, como períodos de 10 a 15 minutos. O que costuma ser mais importante no croquis é o registro gráfico de uma idéia instantânea, através de uma técnica de desenho rápida e descompromissada.Fonte:wikipédia

Então, croquis humanos são basicamente a base para desenhar uma roupa, são importantes para ilustrar a ideia do estilista e do cliente. Vou começar pela descrição da maneira como aprendi a fazer croquis e dar acesso a uns links bacanas que explicam  como fazer um croqui detalhado e outro que já tem croquis prontos para imprimir e desenhar o figurino por cima.

Como fazer:

Começamos dividindo uma folha A4 em 8 “cabeças”.Depois disso fazer traços entre as cabeças que vão funcionar como linhas guias para o seu desenho.

Agora começa o desenho propriamente dito e tem as suas proporções que é medida em cabeças ! ^^

Cabeça: 1 cabeça

Pescoço: 1/3 de cabeça

Tronco: 2 cabeças e meia

Pernas e quadril: de 2 e meia à 3 cabeças.

Na cabeça: fazer uma cruz para definir onde vao ser colocados os olhos e boca e o nariz.

No tronco: desenhar em bolinhas, uma maior no torax e uma menor para demarcar onde será mais fino ( perto da cintura he.)

O desenho em si: é normal errar muito no início e fazer croquis planos e com um tempo começar a desenvolver os detalhes e as dimensões da imagem. Após fazer um esboço grotesco é bom ir desenhando por cima e apagando com a borracha os erros antes de passar pra próxima folha. Não desista!

Ps: Fazia um tempão que não desenhava entao foi bem difícil, e eu fiz com lapiseira o que não aconselho pois normalmente o grafite não é macio e é fino então melhor é sempre usar um lápis de grafite 6B

Desenho pronto! Depois de riscar e apagar e riscar de novo e afinar ali e aumentar aqui.  Não tá a melhor coisa do mundo, mas eu tentei ser legal e procurei links profis:

1ª Caso você não queria arriscar e partir direto pro desenho do vestuário: clique aqui ( croquis prontos)

2ª Tutorial em vídeo em inglês ( um lushoo): Clique aqui

3ª Tutorial de croquis tri dimensionais em inglês mas qualquer google traduz ;): clique aqui (aqui tem tutorial de diversos tipos de desenho, vale a pena conferir)

4ª Página do estilista Aturo Elena: clique aqui

32 Respostas to “Croquis: como fazer”

  1. raquel 28 de janeiro de 2011 at 11:57 am #

    http://croquiperfeito.blogspot.com/

    entra no meu blog e deicha um racado

    adorei seu blog

  2. juliana 6 de fevereiro de 2011 at 1:05 pm #

    Adorei seu blog, mais nao consegui abrir suas imagens. Eu estou tentando aprender sozinha, e acho que seus desenhos iriam me ajudar muito…se vc puder me mandar eu agradeço…
    Obrigada

  3. eliza 28 de março de 2011 at 9:18 pm #

    eu tam bem nao

  4. Luana Tessera 23 de maio de 2011 at 11:27 pm #

    Quando vi o post achei que ia ler sobre aqueles sapatos de borracha hahahahaha bem tonta. Muito interessante seu post.
    Um beijão

  5. Leticia 27 de junho de 2011 at 2:19 pm #

    Eu também não consigo abrir suas imagens, e estou tentando aprender sozinha.. rs
    Me passa as imagens? Muito bom o post, mas sem as imagens fica difícil ;)
    Obrigada.

  6. n.chris 27 de junho de 2011 at 11:09 pm #

    o que é cabeças?

    • Márcia 9 de julho de 2011 at 1:25 pm #

      são circulos

  7. luana 31 de julho de 2011 at 4:59 pm #

    eu desenho moda , estou a procura de alguem pra me ajudar a promover um desfile, louca por moda nao perco tempo ! quero mt conseguir meu desfile ainda neste ano !
    voce sabe de alguem qe possa me ajudar ?
    por favor entre em contato cmg por paradateen1@hotmail.com caso tiver informaçoes ! *-*

    • Márcia 31 de julho de 2011 at 5:43 pm #

      Não conheço não :(

      • marcio de souza puchetti 6 de agosto de 2011 at 4:50 pm #

        eu fasso croqui e estou pensando em fazer um desfile com roupas e vestidos de meus desenhos

      • Márcia 7 de agosto de 2011 at 6:43 pm #

        ah que legal! se quiser manda rpro blog pra divulgar teu trabalho é só mandar!

  8. Andressa Yara 27 de agosto de 2011 at 5:58 pm #

    não dá para ver as imagens :T

  9. Larissa Araujo 31 de agosto de 2011 at 3:49 pm #

    Cada circulo deve medir quanto? é isso que eu tenho dúvidas. vou comprar as folhas, vou comprar tudo, se puder me segue, que eu sigo devolta e me mande uma ask no tumblr, me explicando tudo tá?
    meu tumblr: http://laarissagermanotta.tumblr.com/

    e seu o tumblr e seu blog são linnnnnnnnnnnnnndos, parabéns menina,!

  10. Keline 6 de setembro de 2011 at 4:48 pm #

    Para crianca que quer comessar jove qual e a dica

  11. Raphaela 26 de setembro de 2011 at 2:15 am #

    Olá,eu gostaria de saber se é obrigatorio eu fazer olhos,boca e nariz nos croquis pq sempre que desenho roupas eu deixo so o corpo mesmo das modelos e já vi muitos desenhos assim pela internet,mas não sei se eram esboços ou se eles podem ser feitos assim mesmo

    E por favor mande alguma resposta pelo meu e-mail

    Obrigada pela atenção ;)

  12. Stephany 3 de outubro de 2011 at 10:55 pm #

    Ola eu adoro fazer croquis mais faço mais do meu jeito adoro so que queria melhorar mais.Por favor me ajude bjss.

  13. ana 19 de novembro de 2011 at 10:14 pm #

    eu desenho bem croquis entre nosite ana@brasil.com

  14. ana 19 de novembro de 2011 at 10:15 pm #

    no meu site vc vai ver vários croquis lindos

  15. isinha 1 de dezembro de 2011 at 5:34 pm #

    já fiz uns 11 croquis, preciso de inspiração…
    pf me mande e-mails!
    gostei do seu blog!

  16. rodrigo 31 de dezembro de 2011 at 12:33 am #

    eu adorei esse assunto, moda é um assunto ou uma profissão muito boa, se tiver imagens de croquis manda para o meu e-mail

  17. Ru! 3 de janeiro de 2012 at 12:56 pm #

    Olá…
    Nossa, adorei as dicas deste post. Bem , eu adooooro moda e passava quase uma hora para fazer um croqui… Mas acho que depois destas dicas vai ser bem mais facil… eu so acho que voce deveria colocar links em portugues, ou pelo menos o video… Mto obrigadaa…

  18. bruna 8 de janeiro de 2012 at 3:57 pm #

    adorei as suas dicas!!!!!! parabénss pelos croquis bjosss

  19. Dani 26 de janeiro de 2012 at 12:53 am #

    Sou Designer/Modelista de bolsas em couro ou sintético.Aos interessados em uma profissão parecida,eis aqui uma dica:inventem ,desenhem qualquer coisa,depois tentem colocar em prática,só assim poderá saber se tem interesse mesmo,se é isso o que quer!Por quê não é só desenhar,é dar vida a algo que as pessoas querem ,ou simplesmente,mudar ,repaginar,moda é assim,se vc pensa,desenha uma peça que parece ser absurda ou que vc não usaria,HÁ tá ai sua criatividade,EXERÇA!
    Visitem meu blog:desenhebolsas.blogspot.com

  20. Adrienny Souza 28 de janeiro de 2012 at 10:29 pm #

    Oi meu nome e Drik SOUZA eu faço croquis desdo dos 14 nos de idade mais nunca tive coragem de mostra-lo gostaria de sabe se tem como eu enviar um a vc para dar seu comentario :)

  21. Jessi 12 de fevereiro de 2012 at 2:38 pm #

    Oi. eu gostei das suas dicas!
    eu tenho todas as ferramentas nas mãos, mais ta dificil fazer os detalhes como: não sei sombrear ainda não sei fazer aquelas curvas perfeitas.. preciso de ajuda!

  22. aline 1 de março de 2012 at 1:33 am #

    seu blog é ótimo. peço ajuda para divulgar o blog d eminha filha

    http://carolinaotilia.com

    O nome dela é Carolina, tem 15 anos e ama moda!
    obrigada

  23. Marina 1 de março de 2012 at 4:45 pm #

    Nossa mas eu não estou entendendo nada, não estou vendo as imagens, cadê ? Não me juguem são estilista e sei o que faço.

  24. Evelyn 18 de março de 2012 at 2:21 am #

    eu tentei e tentei e sail bom !. adorro faser crockis

  25. Jacira Ker Mendes 13 de abril de 2012 at 6:52 pm #

    Olá Marcia td bom, gostei muito do seu blog, eu sou professora de ciências e geografia e tenho que trabalhar uma habilidade com meus alunos do 6º ano como confeccionar um croqui, me ajudaria muito se eu conseguisse visualizar as imagens.
    Você poderia me enviar as imagens, eu ficaria muito agradecida e meus alunos vão poder conhecer um pouco do seu trabalho.
    Abraços

  26. Vivi 27 de agosto de 2012 at 11:41 pm #

    Olá, ainda sou criança tenho 10 anos, a pouco tempo acho q foi antes antes do ontem eu fiz meu primeiro croqui atraves de video que vi em um blog consegui faze-lo. Obs: eu li e adorei seu site mas não consegui abrir as imagens bjs tchau.

  27. Giulia Cipriano 11 de janeiro de 2013 at 1:31 pm #

    oi marcia bonito o seu blog.
    cliquei no atalho so que nao consigui traduzir.
    sou marinheira de primeira viagem, acabei de criar um blog,voce tem alguma dica pra mim?
    ass:Giulia.

  28. Regi 21 de fevereiro de 2013 at 1:33 pm #

    Amei suas dicas mais gostaria de ver as imagem me mamda por e-mail por favor. Vou fazer moda e gostaria de ter uma base. Espero sua resposta.
    Bjs e sucesso .

Comente sempre que possível e ajude o blog a melhorar :)

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 239 outros seguidores

