Publicado em Tutorial

Croquis: como fazer

 

aviso: eu perdi as fotos que ilustravam este post, mas nos links contem informações relevantes, qualquer dúvida mandem e-mail para marcia.irala@gmail.com

 

 

Definição:

Um croquis (palavra francesa eventualmente aportuguesada como croqui ou traduzida como esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um desenho rápido, feito com o objetivo de discutir ou expressar graficamente uma idéia plástica, bastante caracterizado pelo gesto de seu autor em atacar o papel com o instrumento de traçado.

Um croquis, portanto, não exige grande precisão, refinamento gráfico ou mesmo cuidados com sua preservação, diferente de desenhos finalizados. Costuma ser realizado em intervalos de tempo relativamente curtos, como períodos de 10 a 15 minutos. O que costuma ser mais importante no croquis é o registro gráfico de uma idéia instantânea, através de uma técnica de desenho rápida e descompromissada.Fonte:wikipédia

Então, croquis humanos são basicamente a base para desenhar uma roupa, são importantes para ilustrar a ideia do estilista e do cliente. Vou começar pela descrição da maneira como aprendi a fazer croquis e dar acesso a uns links bacanas que explicam  como fazer um croqui detalhado e outro que já tem croquis prontos para imprimir e desenhar o figurino por cima.

Como fazer:

Começamos dividindo uma folha A4 em 8 “cabeças”.Depois disso fazer traços entre as cabeças que vão funcionar como linhas guias para o seu desenho.

Agora começa o desenho propriamente dito e tem as suas proporções que é medida em cabeças ! ^^

Cabeça: 1 cabeça

Pescoço: 1/3 de cabeça

Tronco: 2 cabeças e meia

Pernas e quadril: de 2 e meia à 3 cabeças.

Na cabeça: fazer uma cruz para definir onde vao ser colocados os olhos e boca e o nariz.

No tronco: desenhar em bolinhas, uma maior no torax e uma menor para demarcar onde será mais fino ( perto da cintura he.)

O desenho em si: é normal errar muito no início e fazer croquis planos e com um tempo começar a desenvolver os detalhes e as dimensões da imagem. Após fazer um esboço grotesco é bom ir desenhando por cima e apagando com a borracha os erros antes de passar pra próxima folha. Não desista!

Ps: Fazia um tempão que não desenhava entao foi bem difícil, e eu fiz com lapiseira o que não aconselho pois normalmente o grafite não é macio e é fino então melhor é sempre usar um lápis de grafite 6B

Desenho pronto! Depois de riscar e apagar e riscar de novo e afinar ali e aumentar aqui.  Não tá a melhor coisa do mundo, mas eu tentei ser legal e procurei links profis:

1ª Caso você não queria arriscar e partir direto pro desenho do vestuário: clique aqui ( croquis prontos)

2ª Tutorial em vídeo em inglês ( um lushoo): Clique aqui

3ª Tutorial de croquis tri dimensionais em inglês mas qualquer google traduz ;): clique aqui (aqui tem tutorial de diversos tipos de desenho, vale a pena conferir)

4ª Página do estilista Aturo Elena: clique aqui

Anúncios

32 comentários em “Croquis: como fazer

  1. Adorei seu blog, mais nao consegui abrir suas imagens. Eu estou tentando aprender sozinha, e acho que seus desenhos iriam me ajudar muito…se vc puder me mandar eu agradeço…
    Obrigada

  2. Eu também não consigo abrir suas imagens, e estou tentando aprender sozinha.. rs
    Me passa as imagens? Muito bom o post, mas sem as imagens fica difícil 😉
    Obrigada.

  3. Olá,eu gostaria de saber se é obrigatorio eu fazer olhos,boca e nariz nos croquis pq sempre que desenho roupas eu deixo so o corpo mesmo das modelos e já vi muitos desenhos assim pela internet,mas não sei se eram esboços ou se eles podem ser feitos assim mesmo

    E por favor mande alguma resposta pelo meu e-mail

    Obrigada pela atenção 😉

  4. Olá…
    Nossa, adorei as dicas deste post. Bem , eu adooooro moda e passava quase uma hora para fazer um croqui… Mas acho que depois destas dicas vai ser bem mais facil… eu so acho que voce deveria colocar links em portugues, ou pelo menos o video… Mto obrigadaa…

  5. Sou Designer/Modelista de bolsas em couro ou sintético.Aos interessados em uma profissão parecida,eis aqui uma dica:inventem ,desenhem qualquer coisa,depois tentem colocar em prática,só assim poderá saber se tem interesse mesmo,se é isso o que quer!Por quê não é só desenhar,é dar vida a algo que as pessoas querem ,ou simplesmente,mudar ,repaginar,moda é assim,se vc pensa,desenha uma peça que parece ser absurda ou que vc não usaria,HÁ tá ai sua criatividade,EXERÇA!
    Visitem meu blog:desenhebolsas.blogspot.com

  6. Oi meu nome e Drik SOUZA eu faço croquis desdo dos 14 nos de idade mais nunca tive coragem de mostra-lo gostaria de sabe se tem como eu enviar um a vc para dar seu comentario 🙂

  7. Oi. eu gostei das suas dicas!
    eu tenho todas as ferramentas nas mãos, mais ta dificil fazer os detalhes como: não sei sombrear ainda não sei fazer aquelas curvas perfeitas.. preciso de ajuda!

  8. Olá Marcia td bom, gostei muito do seu blog, eu sou professora de ciências e geografia e tenho que trabalhar uma habilidade com meus alunos do 6º ano como confeccionar um croqui, me ajudaria muito se eu conseguisse visualizar as imagens.
    Você poderia me enviar as imagens, eu ficaria muito agradecida e meus alunos vão poder conhecer um pouco do seu trabalho.
    Abraços

  9. Olá, ainda sou criança tenho 10 anos, a pouco tempo acho q foi antes antes do ontem eu fiz meu primeiro croqui atraves de video que vi em um blog consegui faze-lo. Obs: eu li e adorei seu site mas não consegui abrir as imagens bjs tchau.

Comente sempre que possível e ajude o blog a melhorar :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s